Evento ONU | HABITAT com o Instituto MeuOceano

6 de diciembre de 2022
Evento ONU | HABITAT com o Instituto MeuOceano

Todos os anos, a ONU | Habitat promove o “Outubro Urbano”, iniciando com o Dia Mundial do Habitat (primeira segunda feira do mês) e encerrando com o Dia Mundial das Cidades (último dia do mês). A 5a edição do Outubro Urbano foi realizada em formato híbrido e com eventos presenciais e virtuais – realizados ao vivo ou gravados previamente.

O Outubro Urbano conta sempre com dois temas selecionados para estimular o debate entre diversos atores sobre como tornar a vida nas cidades melhor para todos os cidadãos. Em 2022, os focos foram a redução de desigualdades e a localização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. 

Para promover o debate sobre os temas do Outubro Urbano, a ONU | Habitat no Brasil criou o Circuito Urbano em 2018: uma iniciativa para dar visibilidade e apoio institucional a eventos organizados por diversos parceiros em todo o país. Desde então, já apoiou a realização de aproximadamente 600 eventos, levando o Brasil à liderança dos países que celebram o Outubro Urbano! 

O tema do Circuito Urbano deste ano é “Localizando os ODS: não deixar ninguém e nenhum lugar para trás”. Os eventos foram relacionados a cinco linhas temáticas alinhadas à localização dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: 1) Conhecer; 2) Planejar; 3) Participar & inovar; 4) Financiar & implementar; 5) Monitorar & avaliar.

A AmazonasCap esteve presente nesse evento por convite de seu parceiro Instituto MeuOceado, cujo evento no Circuito Urbano de 2022 tratou da ‘’Sustentabilidade Oceânica”. O Instituto MeuOceano é parceiro da ONU | Habitat desde 2018. Na mesma data, a AmazonasCap firmou um termo de cooperação com o Instituto, que através de parcerias como essa, vem acelerando com projetos inovadores para o desenvolvimento sustentável em nosso litoral.

No evento, foi discutido o novo projeto do Instituto MeuOceano com o qual a AmazonasCap está contribuindo. Ele ocorre na praia do Perequê, Guarujá, uma das maiores comunidades de pesca artesanal do litoral paulista, que por muito tempo teve classificação de água imprópria para banho. O Instituto MeuOceano está coordenando um grupo de instituições locais com o objetivo de recuperar a área de manguezal e combater a poluição marinha, restabelecendo a saúde do ambiente. A AmazonasCap entra no projeto com o estímulo ao empreendedorismo no sentido de contribuir para uma solução sistêmica para promover inclusão social.

 A AmazonasCap está satisfeita em contribuir para o desenvolvimento sustentável da Comunidade do Perequê e muito animada com o potencial inovador do projeto que pode e deve ser replicado em muitas outras comunidades litorâneas.

notícias relacionadas

es_ESSpanish