Acelerado pela AmazonasCap, o projeto Prato Verde Sustentável, criado pelo educador ambiental Wagner Ramalho, vêm conquistando e consolidando sua visibilidade nos canais de comunicação.
Destacamos aqui, a sua participação no programa Negros em Foco, na TV Cultura.
No dia 17 de Abril (terça-feira), Prato Verde esteve presente no programa juntamente com a Ministra do Meio Ambiente Marina Silva e o Reitor José Vicente, para debater sobre um assunto de extrema importância para o nosso contexto social atual, o Racismo Ambiental – A injustiça racial e a degradação ambiental marcam a vida dos brasileiros negros, indígenas, quilombolas que vivem em situação vulnerável.
O racismo ambiental é o impacto desproporcional causado sobre as comunidades negras e originárias através de políticas públicas e decisões ambientais ineficientes ou mal-intencionadas. Isto inclui a localização de indústrias poluidoras, como fábricas e fazendas industriais, dentro ou próximo dessas comunidades, visando alocar os impactos negativos da exploração ambiental e animal nos grupos periféricos. As opiniões dessas comunidades são amplamente ignoradas e os danos causados à sua saúde e qualidade de vida são simplesmente ignorados.