Setor financeiro: Liderança em CVC e inovação aberta

11 de diciembre de 2023
Setor financeiro: Liderança em CVC e inovação aberta

As empresas do setor financeiro são as que mais desenvolvem projetos de Corporate Venture Capital (CVC) e inovação aberta no Brasil. De acordo com um novo levantamento da consultoria de inovação ACE Cortex, 23,4% dessas organizações investem capital corporativo ou realizam programas em conjunto com startups.

Em seguida, aparecem os setores de Bens e Consumo (14,9%), Transporte e Logística (12,7%), Saúde (8,5%), Energia, Petróleo e Gás (6,3%), Construção e Engenharia (6,3%), Indústria Química (4,2%), Mineração e Metais (4,2%), Indústria Automotiva (4,2%). Serviços, Educação e Varejo têm uma participação um pouco menor, com 2,1% cada.]

A pesquisa foi feita com executivos e líderes de mais de 170 companhias brasileiras com faturamento anual de até R$ 10 bilhões. Cerca de 40% das empresas respondentes citam o CVC, a inovação aberta e o corporate venture building como algumas das estratégias adotadas para “causar disrupção em seus mercados de atuação”. As motivações para as companhias realizarem algum tipo de inovação, segundo a pesquisa, são o desenvolvimento de novos modelos de negócio, o desenvolvimento de novas tecnologias e a digitalização de áreas e processos.

O sucesso da inovação nas organizações está relacionado, principalmente, à cultura empresarial, estratégia e liderança das companhias. “Estratégia estar entre os pilares mais citados pelos executivos reflete uma nova postura das companhias diante de projetos que demandaram tempo e dinheiro, mas que não tiveram êxito justamente por falta de planejamento e objetivos claros”, analisa Luís Gustavo Lima, CEO da ACE Cortex

A ACE Cortex chama a atenção para o fato da tecnologia ter sido mencionada apenas por 7% dos entrevistados como um dos principais fatores para a inovação. O resultado, de acordo com a consultoria, indica que as empresas estão finalmente enxergando a tecnologia como um meio e não um fim.

Mais de 70% dos entrevistados acreditam que a inovação é uma prioridade nas organizações em que atuam. Quase 54% das empresas já possuem um comitê de inovação para decidir sobre o futuro de projetos e alocação de recursos. No entanto, cerca de 40% das organizações respondentes ainda não possuem um sistema efetivo para testar e validar iniciativas de inovação.

No mercado de Corporate Venture Building (CVB), o grande destaque vai para empresas da área da saúde, que correspondem a 15% das organizações que investem nesta estratégia. Completam a lista corporações dos setores Financeiro e Investimentos(10%), Metais e Mineração(6%), Bens de Consumo (5%), Cosmético (5%), Seguros (5%), TI & Telecom (5%), “Petróleo, Gás e Energia” (5%), “Varejo” (5%), “Consultoria” (4%), “Serviços” (4%), Transporte e Logística (4%), Indústria Automotiva (3%), Agronegócio (3%) e Alimentos e Bebidas (3%). Outros segmentos representam 2% ou menos do total.

notícias relacionadas

es_ESSpanish