O evento da Confraria Ocupação, primeiro evento da startup Confraria dos Pretos, acelerada da AmazonasCap, ocorreu no dia 21/08 e contou com a presença de jovens empreendedores, artistas e empresários pretos. Bernardo Castello Branco, sócio da aceleradora, prestigiou o evento, assistindo a algumas das apresentações.
“O evento aconteceu na Casa de Cultura da Vila Guilherme, onde também funciona o Conselho Municipal da Igualdade Racial. Foi um enorme sucesso, reunindo empreendedores e artistas que trabalham com moda, música e gastronomia. A Ocupação Confraria congregou todas as pessoas que acreditam na potência dos negócios e da cultura preta. É um grande orgulho fazer parte desse projeto transformador, que irá crescer e se fortalecer cada vez mais,” diz Bernardo Castello Branco sócio da AmazonasCap
A Ocupação contou com vinte e três expositores e oito atrações musicais. O público foi de 458 pessoas. O evento atraiu um patrocinador e três empresas apoiadoras. Foi realizado na Casa de Cultura da Vila Guilherme – Casarão com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo.
A Confraria nasceu de uma conversa entre amigos, quando os idealizadores observaram a necessidade de fomento cultural para pessoas pretas e periféricas. Falta acesso, enquanto sobra talento. Surgiu então a idéia de criar um espaço para a valorização cultural, gerando um movimento através do qual seja possivel marcar a importância do povo negro e comseu diferencial para arte, musica e cultura.
Hoje, a Confraria de Pretos é uma empresa criada por 3 amigos com objetivo de ressaltar e auxiliar a conexão e abertura da arte em lugares periféricos e com poucas oportunidades de crescimento. A missão prover, aos jovens pretos de periferia, um espaço de oportunidades reais para produzir a arte e cultura de forma individual e coletiva.
A startup almeja um espaço físico para a realização de suas atividades. O objetivo do espaço é, além do acesso à cultura, trazer informação, formar o senso crítico e fomentar a liberdade de expressão. A Confraria dos Pretos é um quilombo cultural e urbano.
A AmazonasCap está muito contente com o avanço da Confraria e feliz em apoiar eventos de valorização da diversidade cultural.